Teatro sobre Educação Financeira

19/09/2022 - A Caravana Kids, também conhecida como Teatro da Poupança da Sicredi União PR/SP, apresentou duas sessões no Colégio São Francisco Xavier no dia 15 de setembro. A peça trata de educação financeira para crianças e atende os pilares econômico, social e de sustentabilidade previstos na BNCC.

Semana da Pátria 2022

12/09/2022 - Após dois anos de pandemia, os alunos voltaram a cantar o Hino da Independência do Brasil durante a semana da Pátria no pátio e na quadra do colégio.O hino foi executado três vezes durante o dia para as turmas da Educação Infantil e Anos Iniciais do período da manhã e da tarde e também para os alunos dos Anos Finais e Ensino Médio, também no período da manhã.

Campeão dos Jogos Estudantis de Maringá

30/08/2022 - Os alunos do Colégio São Francisco Xavier, conquistaram ontem, (29/08) o título no Futsal Masculino, categoria A (sub 17)dos Jogos Estudantis de Maringá. A final foi contra o Colégio Axia e o placar ficou 6 X 0 para o "Xicão".No início do mês, o Colégio também esteve participando com a mesma equipe da Fase Final do Jogos Escolares do Paraná na cidade de Pato Branco. E neste evento o Colégio também chegou na final, porém perdeu para o time da casa por 2 x 1.Parabéns aos atletas e ao professor Deni pelos excelentes resultados alcançados nas últimas competições.

DIA DOS PAIS!

16/08/2022 - O Colégio São Francisco Xavier comemorou o Dia dos Pais com atividades na quadra.Os objetivos das atividades foram proporcionar um momento onde os pais pudessem interagir com seus filhos, brincando, dançando e jogando.Foram momentos de muita diversão e alegria!

Colégio São Francisco Xavier fica em 2º lugar nos Jogos Escolares do Paraná

16/08/2022 - A equipe de Futsal do Colégio São Francisco Xavier, classificou-se em 2º lugar na Fase Final dos Jogos Escolares do Paraná, categoria A, que foram realizados na cidade de Pato Branco. A final foi contra a equipe da casa, que ficou com o título.Parabéns aos atletas e comissão técnica pelo excelente resultado conquistado.

ALUNO TOP

05/08/2022 - Os alunos  do Ensino Fundamental (Anos Finais) e do Ensino Médio, que conseguiram médias acima de 8,0 no primeiro semestre, foram homenageados pela diretora Eliza Shiozaki e pelas coordenadoras dos respectivos segmentos, Laura Tupan e Lélia Bariani.Receberam os parabéns da Equipe Diretiva e tiveram um almoço nas dependências do Colégio.Parabéns aos ALUNOS TOPS!

CONHEÇA O COLÉGIO

HISTÓRICO DO COLÉGIO

HISTÓRICO DO COLÉGIO Com o objetivo de ajudar os filhos dos japoneses que viviam na zona rural e freqüentavam a escola, Monsenhor Miguel Y. Kimura inaugurou, no dia 21 de fevereiro de 1963, o "Externato São Francisco Xavier". A instituição era uma construção de madeira e sua administração foi entregue as Irmãzinhas da Imaculada Conceição, em parceria com a Mitra Diocesana de Maringá, proprietária do imóvel. A direção do externato tinha como principal desafio promover a integração Nipo-Brasileira. Durante muito tempo, o externato foi administrado pela Madre Mônica Maria (Cirema do Carmo Correa), incansável educadora. Em 1975, o "Externato São Francisco Xavier" teve sua denominação alterada, por força da lei, para "Escola São Francisco Xavier". Após o falecimento da educadora, a congregaçao devolveu a instituição a Mitra Diocesana de Maringá, alegando não ter religiosos para continuar o trabalho da Madre.
Em 1979, Dom Jaime Luiz Coelho, então arcebispo de Maringá, nomeou D. Olga Suguimoto Iwata para administrar a escola, e por 18 anos ela esteve como responsável pela direção do educandário. Preocupado com a estrutura física da escola, Monsenhor Pedro Ryô Tanaka iniciou um trabalho junto aos seus conterrâneos com o objetivo de arrecadar fundos para construção de um novo prédio.
Com a ajuda de japoneses começou a construção, marcando uma nova etapa da história da instituição.
Em 1997, Dom Murilo S. R. Krieger assume como sucessor de Dom Jaime Luiz Coelho, tornando-se o segundo Arcebispo Metropolitano de Maringá. Com espírito modernizador passou a fazer um levantamento da Arquidiocese de Maringá e sugeriu mudanças para que a "Escola São Francisco Xavier" pudesse atender os novos desafios da educaçao. O novo arcebispo entregou a direção da escola ao padre Sidney Fabril que, ao assumir, começou um novo processo dentro da instituição. Em pouco tempo a escola sofreu inúmeras mudanças que contribuíram para a modernização do ensino oferecido sem, no entanto, perder a tradição. Com a colaboração dos professores e funcionários, a "Escola São Francisco Xavier" pôde, em pouco tempo, ser uma nova escola, oferecendo, aos alunos e funcionários melhores condições de estudo e trabalho.
Em 2002, Dom Murilo S. R. Krieger houve por bem nomear novos diretores para a escola. Pe. Reginaldo Lima foi nomeado Diretor Espiritual e a Professora Eliza Mitie Shiozaki, Diretora Geral da Escola São Francisco Xavier.
Nesse novo período outros degraus foram galgados, sempre buscando o aprimoramento e o engrandecimento deste educandário que, em 2004 teve sua denominação alterada para Colégio São Francisco Xavier. Neste ano foi implantado o Ensino Médio, gradualmente.
A construção da escola de madeira em 1963 e o novo prédio de alvenaria que teve início em 1993, aliados a modernização do ensino, buscando sempre a seriedade e o amor cristão no convívio com a comunidade escolar, concretizam o sonho de dois homens: Monsenhor Pedro Ryô Tanaka e o saudoso Monsenhor Miguel Kimura.

OUTROS ARTIGOS