Aprovados no Vestibular UEM 2019

05/02/2019 - Mais uma vez, o Colégio São Francisco Xavier obteve um grande número de aprovados no vestibular da UEM.Os alunos fizeram muita festa com a lista dos aprovados.Parabéns aos alunos, familiares, direção e professores pelo sucesso alcançado no vestibular.

Semana Pedagógica 2019

05/02/2019 - SEMANA PEDAGÓGICAO ano de 2019 está se iniciando no Colégio São Francisco Xavier. Abrimos a Semana Pedagógica com a missa, presidida pelo Diretor Espiritual Mons. Helio Takemi Sakamoto, depois um café da manhã e reunião geral, na qual todos tiveram contato com a história do Colégio e com muitas novidades.Aguardamos ansiosamente nossos alunos para o início das aulas!Você que ainda não faz parte da nossa família, venha conhecer nosso Colégio!

Projeto de Literatura III

07/12/2018 - Trabalho desenvolvido pelo 3º ano A, com orientação da Prof. Kelly. Os trabalhos ilustram o que foi assimilado com o livro "GENTE DE COR COR DE GENTE". Autor Mauricio Negro.

Projeto de Literatura II

07/12/2018 - Durante o 4º bimestre, os alunos do 4º A e B realizaram um projeto de literatura baseado no livro "Charles na escola de dragões" de Alex Cousseau. Os alunos fizeram um caderno de poesias como o do dragão Charles e para finalizar criaram seus próprios dragões com materiais recicláveis. Com este projeto, os alunos puderam compreender que devemos aceitar e respeitar as diferenças e particularidades de cada um.Professoras Joseane e Raquel.

Projeto de Literatura I

07/12/2018 - Durante o 4º bimestre, os alunos do 5º A e B realizaram um projeto de literatura em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Maringá, com o livro "Mamãe tá careca" de Juliana Vermelho. Os alunos arrecadaram roupas para o bazar da instituição, escreveram cartas com palavras de carinho e presentearam as mulheres com cremes hidratantes.Para finalizar o projeto, os alunos visitaram a RFCC, onde puderam conhecer mais de perto o trabalho belíssimo da instituição. Com este projeto, os alunos despertaram em si os mais nobres sentimentos de empatia, solidariedade e amor ao...

CONHEÇA O COLÉGIO

HISTÓRICO DO COLÉGIO

HISTÓRICO DO COLÉGIO Com o objetivo de ajudar os filhos dos japoneses que viviam na zona rural e freqüentavam a escola, Monsenhor Miguel Y. Kimura inaugurou, no dia 21 de fevereiro de 1963, o "Externato São Francisco Xavier". A instituição era uma construção de madeira e sua administração foi entregue as Irmãzinhas da Imaculada Conceição, em parceria com a Mitra Diocesana de Maringá, proprietária do imóvel. A direção do externato tinha como principal desafio promover a integração Nipo-Brasileira. Durante muito tempo, o externato foi administrado pela Madre Mônica Maria (Cirema do Carmo Correa), incansável educadora. Em 1975, o "Externato São Francisco Xavier" teve sua denominação alterada, por força da lei, para "Escola São Francisco Xavier". Após o falecimento da educadora, a congregaçao devolveu a instituição a Mitra Diocesana de Maringá, alegando não ter religiosos para continuar o trabalho da Madre.
Em 1979, Dom Jaime Luiz Coelho, então arcebispo de Maringá, nomeou D. Olga Suguimoto Iwata para administrar a escola, e por 18 anos ela esteve como responsável pela direção do educandário. Preocupado com a estrutura física da escola, Monsenhor Pedro Ryô Tanaka iniciou um trabalho junto aos seus conterrâneos com o objetivo de arrecadar fundos para construção de um novo prédio.
Com a ajuda de japoneses começou a construção, marcando uma nova etapa da história da instituição.
Em 1997, Dom Murilo S. R. Krieger assume como sucessor de Dom Jaime Luiz Coelho, tornando-se o segundo Arcebispo Metropolitano de Maringá. Com espírito modernizador passou a fazer um levantamento da Arquidiocese de Maringá e sugeriu mudanças para que a "Escola São Francisco Xavier" pudesse atender os novos desafios da educaçao. O novo arcebispo entregou a direção da escola ao padre Sidney Fabril que, ao assumir, começou um novo processo dentro da instituição. Em pouco tempo a escola sofreu inúmeras mudanças que contribuíram para a modernização do ensino oferecido sem, no entanto, perder a tradição. Com a colaboração dos professores e funcionários, a "Escola São Francisco Xavier" pôde, em pouco tempo, ser uma nova escola, oferecendo, aos alunos e funcionários melhores condições de estudo e trabalho.
Em 2002, Dom Murilo S. R. Krieger houve por bem nomear novos diretores para a escola. Pe. Reginaldo Lima foi nomeado Diretor Espiritual e a Professora Eliza Mitie Shiozaki, Diretora Geral da Escola São Francisco Xavier.
Nesse novo período outros degraus foram galgados, sempre buscando o aprimoramento e o engrandecimento deste educandário que, em 2004 teve sua denominação alterada para Colégio São Francisco Xavier. Neste ano foi implantado o Ensino Médio, gradualmente.
A construção da escola de madeira em 1963 e o novo prédio de alvenaria que teve início em 1993, aliados a modernização do ensino, buscando sempre a seriedade e o amor cristão no convívio com a comunidade escolar, concretizam o sonho de dois homens: Monsenhor Pedro Ryô Tanaka e o saudoso Monsenhor Miguel Kimura.

OUTROS ARTIGOS