Mostra de Profissões 2021

27/09/2021 - No mês de setembro o Colégio São Francisco Xavier realizou a Mostra de Profissões.Foram várias palestras em várias áreas e com renomados profissionais de Maringá.Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a rotina de cada profissão e suas áreas de atuação.

Prefeito recepciona atletas campeões do Colégio São Francisco Xavier

01/09/2021 - Ontem, (31/08) o prefeito municipal de Maringá, Ulisses Maia, recepcionou junto com o presidente da Câmara Municipal de Maringá, vereador Mário Hossokawa, a equipe de futsal do Colégio São Francisco Xavier que foi campeã dos Jogos Escolares do Paraná. Estiveram presentes também o técnico, professor Deni Cuenca e o coordenador de esportes, Silvio Domen. Parabéns aos atletas do Colégio, equipe técnica e diretiva pela conquista.

Mensagem do Dia dos Pais.

16/08/2021 - Assistam a mensagem do Dia dos Pais.

APROVADOS NOS VESTIBULARES 2020/2021

01/07/2021 - Tivemos mais uma vez, um expressivo número de alunos aprovados nos vestibulares em vários locais.Parabéns a todos os alunos pela aprovação.O Colégio São Francisco Xavier tem orgulho de vocês!

Alunos do 9º ano participam do DNA.

28/06/2021 - Uma equipe composta por alunos do 9º ano A do Colégio São Francisco Xavier, participou do DNA, terminando a primeira etapa em 6º lugar do Brasil e em 2º lugar no Paraná.O Desafio Nacional Acadêmico (DNA) é a maior olimpíada de conhecimento realizada pela Internet no Brasil. A competição de conhecimento que existe desde 2006 é realizada inteiramente online, seguindo a metodologia webquest. O desafio é organizado pelo Projeto Nacional de Educação a Distância (ProNEAD). Os soma do número de participantes nos últimos 15 anos é expressiva, superando os 54.000 professores e 452.000 alunos.Entre...

CONHEÇA O COLÉGIO

HISTÓRICO DO COLÉGIO

HISTÓRICO DO COLÉGIO Com o objetivo de ajudar os filhos dos japoneses que viviam na zona rural e freqüentavam a escola, Monsenhor Miguel Y. Kimura inaugurou, no dia 21 de fevereiro de 1963, o "Externato São Francisco Xavier". A instituição era uma construção de madeira e sua administração foi entregue as Irmãzinhas da Imaculada Conceição, em parceria com a Mitra Diocesana de Maringá, proprietária do imóvel. A direção do externato tinha como principal desafio promover a integração Nipo-Brasileira. Durante muito tempo, o externato foi administrado pela Madre Mônica Maria (Cirema do Carmo Correa), incansável educadora. Em 1975, o "Externato São Francisco Xavier" teve sua denominação alterada, por força da lei, para "Escola São Francisco Xavier". Após o falecimento da educadora, a congregaçao devolveu a instituição a Mitra Diocesana de Maringá, alegando não ter religiosos para continuar o trabalho da Madre.
Em 1979, Dom Jaime Luiz Coelho, então arcebispo de Maringá, nomeou D. Olga Suguimoto Iwata para administrar a escola, e por 18 anos ela esteve como responsável pela direção do educandário. Preocupado com a estrutura física da escola, Monsenhor Pedro Ryô Tanaka iniciou um trabalho junto aos seus conterrâneos com o objetivo de arrecadar fundos para construção de um novo prédio.
Com a ajuda de japoneses começou a construção, marcando uma nova etapa da história da instituição.
Em 1997, Dom Murilo S. R. Krieger assume como sucessor de Dom Jaime Luiz Coelho, tornando-se o segundo Arcebispo Metropolitano de Maringá. Com espírito modernizador passou a fazer um levantamento da Arquidiocese de Maringá e sugeriu mudanças para que a "Escola São Francisco Xavier" pudesse atender os novos desafios da educaçao. O novo arcebispo entregou a direção da escola ao padre Sidney Fabril que, ao assumir, começou um novo processo dentro da instituição. Em pouco tempo a escola sofreu inúmeras mudanças que contribuíram para a modernização do ensino oferecido sem, no entanto, perder a tradição. Com a colaboração dos professores e funcionários, a "Escola São Francisco Xavier" pôde, em pouco tempo, ser uma nova escola, oferecendo, aos alunos e funcionários melhores condições de estudo e trabalho.
Em 2002, Dom Murilo S. R. Krieger houve por bem nomear novos diretores para a escola. Pe. Reginaldo Lima foi nomeado Diretor Espiritual e a Professora Eliza Mitie Shiozaki, Diretora Geral da Escola São Francisco Xavier.
Nesse novo período outros degraus foram galgados, sempre buscando o aprimoramento e o engrandecimento deste educandário que, em 2004 teve sua denominação alterada para Colégio São Francisco Xavier. Neste ano foi implantado o Ensino Médio, gradualmente.
A construção da escola de madeira em 1963 e o novo prédio de alvenaria que teve início em 1993, aliados a modernização do ensino, buscando sempre a seriedade e o amor cristão no convívio com a comunidade escolar, concretizam o sonho de dois homens: Monsenhor Pedro Ryô Tanaka e o saudoso Monsenhor Miguel Kimura.

OUTROS ARTIGOS